Lula se reúne com primeiro-ministro de Portugal para fortalecer parcerias

abril 7, 2025

Por Fabi Teixeira:

Saúde, ciência e tecnologia e segurança pública estão entre os temas discutidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro visa reforçar as relações bilaterais e discutir parcerias estratégicas, com anúncios de investimentos entre os dois países.

Principais acordos e parcerias

Segundo o Planalto, serão firmados instrumentos bilaterais em áreas como saúde, ciência e tecnologia e segurança pública. Entre os anúncios previstos estão:

  • Instalação de um escritório da Apex em Lisboa
  • Compra de 12 aeronaves Super Tucano pela Força Aérea Portuguesa
  • Parceria entre OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) e Embraer para adaptação de aeronaves aos padrões da OTAN
  • Abertura do escritório da Embraer Defesa e Segurança em Lisboa
  • Criação de um escritório de cooperação do Ministério das Relações Exteriores em Portugal

Os atos foram definidos durante reuniões de alto nível entre os ministros dos dois países, chamadas de cimeira. A delegação portuguesa conta com cerca de 10 ministros, que terão reuniões com seus equivalentes brasileiros para tratar de temas estratégicos.

Importância da cimeira Brasil-Portugal

O diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, Flávio Célio Goldman, destacou a relevância da cimeira para o fortalecimento do diálogo político e a ampliação da cooperação entre os países. “Um número expressivo de acordos deve ser assinado, cobrindo várias áreas importantes”, afirmou Goldman.

Na véspera do encontro, Lula recebeu o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, para uma reunião bilateral. Durante a noite, ambos participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Camões 2024 à poetisa brasileira Adélia Prado, reconhecida como uma das maiores escritoras da língua portuguesa.