PAÍSES DA OPEP OPTAM POR ELEVAR PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM JUNHO, SEGUNDO AGÊNCIA

dezembro 30, 2025

Bloco de nações produtoras resolve antecipar reunião e confirmar ampliação da oferta de petróleo no próximo mês, mesmo com a desvalorização dos preços

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidiu, em reunião virtual antecipada realizada no sábado, 3 de maio, aumentar a produção de petróleo em 411 mil barris por dia (bpd) em junho. Esse incremento repete o ajuste feito em maio e antecipa em quatro meses a meta de produção inicialmente prevista para outubro, elevando o total para 31,375 milhões de bpd.

A decisão ocorre em meio à queda dos preços do petróleo, que atingiram o menor nível em quatro anos, com o Brent fechando a semana a US$61,29 por barril. A Arábia Saudita, líder de fato da Opep+, tem pressionado por maior conformidade com as cotas de produção, especialmente de países como Iraque e Cazaquistão, que têm excedido seus limites estabelecidos. 

Desde abril, os aumentos mensais somam 960 mil bpd, revertendo 44% dos cortes de 2,2 milhões de bpd acordados em dezembro de 2024. A Opep+ mantém cortes de produção superiores a 5 milhões de bpd, com muitos desses cortes programados para continuarem até o final de 2026. 

A próxima reunião ministerial completa da Opep+ está agendada para 28 de maio, quando serão avaliadas a situação do mercado e questões de conformidade.