Atingindo novo marco histórico, o sistema Pix registrou surpreendentes 276,7 milhões de transações em um único dia — na sexta-feira, 6 de junho —, conforme dados divulgados pelo Banco Central do Brasil. Juntamente com esse volume de operações, foram movimentados aproximadamente R$135,6 bilhões ao longo das 24 horas.
Esse feito supera o recorde anterior, registrado em 20 de dezembro de 2024, quando o Pix chegou a 252,1 milhões de transações diárias. A expressiva alta mostra o crescente papel do sistema como infraestrutura pública de pagamentos instantâneos, reforçando sua relevância na inclusão financeira, inovação e competitividade no setor.
Lançado em novembro de 2020, o Pix se consolidou rapidamente como principal método de pagamento e transferência no país, operando 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. Atualmente, contabiliza mais de 70% da população como usuários e mais de 152 milhões de chaves cadastradas até 2023.
O recorde deste mês destaca o volume recorde do dia, mas há indicadores anteriores que mostram picos em momentos estratégicos: por exemplo, em datas como Black Friday e véspera de eventos do varejo . Isso demonstra que o Pix se tornou um meio preferido para transações cotidianas e de alto valor, sem depender de terceiros intermediários, como máquinas de cartão.
O Banco Central informou que monitora constantemente o crescimento e a segurança do sistema, além de promover atualizações para garantir eficiência e proteção aos usuários.






