Uma pesquisa do Sebrae-SP revela que as vendas de Páscoa devem beneficiar cerca de 61 mil pequenos negócios no Estado de São Paulo, com o consumidor gastando em média R$ 250 em compras. Dentre esses empreendimentos, 41 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 20 mil são micro e pequenas empresas.
Os ovos de Páscoa lideram as preferências, com 74% dos consumidores optando por eles, seguidos por chocolates em geral (59%) e ingredientes para as refeições, como pescados e azeite (28%). Os consumidores buscam principalmente chocolates recheados (52%), artesanais (50%) e produtos de qualidade superior (33%).
O preço é o principal fator de decisão para 37% dos compradores, seguido pela qualidade (33%) e promoções (27%). Quarenta e dois por cento dos consumidores planejam gastar mais este ano, com 48% desses esperando um aumento de 5% a 10% em relação a 2024. No entanto, 16% afirmam que gastarão menos.
“Os pequenos negócios são fortemente dependentes do consumo interno, e datas comemorativas como a Páscoa são cruciais para o faturamento de diversos segmentos do varejo de alimentos”, explica Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP.
Os MEIs que se beneficiarão incluem padarias, minimercados, mercearias e fabricantes de chocolates. A pesquisa também aponta que 64% dos consumidores preferem comprar presencialmente, enquanto 61% usarão o PIX como forma de pagamento, seguido pelo cartão de crédito (47%) e cartão de débito (46%).
Realizada entre 5 e 14 de março de 2025, a pesquisa Páscoa 2025 incluiu sondagens de consumidores e empreendedores, sendo um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, em colaboração com a Fundação Seade.






